A medicina integrativa é uma prática médica que trata não apenas a doença, mas o paciente como um todo, seguindo um modelo de avaliação integral do indivíduo, com foco na prevenção de doenças, tratamento de condições pré-existentes além de proporcionar um envelhecimento saudável.
Diferente do ponto de vista da medicina tradicional, na medicina integrativa a saúde é a soma de aspectos que vão além da área biológica, incluindo também as áreas emocionais, sociais, mentais e espirituais.
Todos os impactos da vida do paciente são levados em consideração durante o tratamento, por isso, são reconhecidos não apenas sintomas, mas situações estressantes, alimentação e hábitos de vida.
Pensando na individualidade de cada um, é desenvolvido um plano de tratamento especialmente para cada paciente com o principal objetivo de alcançar as melhores condições possíveis, visando não apenas a cura de uma doença específica, mas uma melhora na qualidade de vida.
Essa prática também coloca o paciente como personagem principal do seu tratamento. Ou seja, ele deixa de ser um receptor de remédios e exames, e começa a se ver como principal agente para sua saúde.
A medicina integrativa tem como objetivo oferecer um atendimento humanizado que age na cura das doenças, prevenção das mesmas e promoção de saúde.
De acordo com SciELO (Scientific Electronic Library Online), a adoção da medicina integrativa “levará à diminuição de gastos, devido ao cuidado integral, prevenção de doenças e promoção da saúde com que opera.”
Alguns dos aspectos abordados na medicina integrativa incluem a avaliação intestinal, a análise do perfil hormonal, controle de processos inflamatórios e oxidativos, avaliação do sono, tratamento do sobrepeso e obesidade através do acompanhamento da composição corporal.
Entendo que mais do que oferecer remédios, a cura só é possível através da investigação da causa. É fundamental uma avaliação personalizada com atenção para as necessidades de reeducação alimentar, suplementação, manejo do estresse, prática de atividades físicas e percepção do bem estar emocional para que seja alcançado o sucesso no tratamento.
Trabalho com imensa gratidão pela oportunidade de fazer o bem e ver a felicidade dos meus pacientes com suas conquistas, sua melhora clínica, seu emagrecimento, seu autoconhecimento e melhora na qualidade de vida.